A promotora de justiça, Thereza Maria Muniz Ribeiro, foi recebida na manhã desta quarta-feira, 27, pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa. Thereza Maria Muniz Ribeiro é a idealizadora do projeto Maná, realizado pela 3º Promotoria de Justiça de Codó (219 km de São Luís). O projeto foi premiado na última quarta-feira, em Brasília, onde recebeu uma menção honrosa no Prêmio Innovare, concorrendo na categoria Ministério Público.
O Innovare identifica, premia e divulga práticas inovadoras do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública que contribuam para a modernização dos serviços da Justiça.
Em sua visita, a promotora de justiça comunicou ao Procurador Geral de Justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, a intenção de doar a placa representativa da premiação ao Memorial do Ministério Público. Para a promotora, é importante que o prêmio seja conhecida por toda a população.
O Projeto Maná foi criado em junho de 2006, tendo atendido mais de 100 crianças e adolescentes. Atualmente, são atendidas 45 crianças e adolescentes com idades entre 09 e 18 anos, em atividades como reforço escolar, serigrafia, horta comunitária, além de aulas de informática, violão, cavaquinho e flauta. Para 2008, a intenção é que o atendimento seja expandido, atendendo a jovens de até 22 anos.
Segundo a promotora de justiça Thereza Maria Muniz Ribeiro, os resultados alcançados no combate aos índices de reincidência de crianças e adolescentes são consistentes e mostram o quanto a iniciativa é bem sucedida. “Desde que o projeto foi criado, a reincidência de infrações caiu em pelo menos 80%”, afirma.