Criada com o objetivo de conscientizar a sociedade civil sobre a educação e os direitos da criança e do adolescente previstos na Carta Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e Adolescente, a Campanha Caminhando Direito – Educar para Transformar percorrerá todos os bairros do município de Balsas. O primeiro foi Potosi, visitado no dia 28 de março, onde fica localizada a sede das Promotorias de Justiça. A próxima mobilização deve acontecer no dia 28 de abril, às 19h, na Associação de Moradores do bairro de Catumbi.
Organizada pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Balsas, a campanha envolve instituições da Justiça, do Poder Público e entidades da sociedade civil organizada. A mobilização percorre os bairros, promovendo palestras e audiências públicas sobre o tema. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e propor ações preventivas e repressivas para problemas que afligem, principalmente, crianças e adolescentes, como drogas, abuso e exploração sexual, tabagismo, alcoolismo, entre outros.
O público alvo da campanha são proprietários e gerentes de bares, restaurantes, lanchonetes, casas de jogos, hotéis, motéis, pousadas ou congêneres que comercializem cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias que possam causar dependência física ou psíquica.
A ação é realizada também com suporte de material informativo e educativo (cartazes, panfletos, cartilhas, etc.) sobre os assuntos em foco. Atualmente, a população da cidade de Balsas é de, aproximadamente, 80 mil habitantes e o poder público não conta com estrutura suficiente para atender a demanda social dos moradores da cidade. Por isso, é necessária a participação da comunidade.
“A idéia é reduzir os índices sociais negativos, formando parcerias com todos os setores da sociedade. Todos devem ser agentes do processo de mudança”, enfatizou o promotor de justiça titular da 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Balsas, Tarcísio José Sousa Bonfim, idealizador da campanha.