Aconteceu no último dia 14 de junho a eleição para o Conselho Tutelar de Santo Antônio dos Lopes. Vinte e dois candidatos concorreram aos cinco cargos de conselheiro titular e cinco de conselheiro suplente nesta que é a primeira formação do conselho no município.
A eleição aconteceu em clima de absoluta tranqüilidade, tendo 1.746 eleitores comparecido à votação. O candidato mais votado, Hernane Lopes Alencar, recebeu 571 votos. Os outros membros titulares do conselho tutelar eleitos foram Vicente Monteiro da Silva Neto, Ruth Pereira Leal, Vilma Lopes da Silva Lima e Francely de Melo Silva. Os conselheiros tutelares suplentes são Maria Evanda da Silva Lima, Carlos André Alves Carlos, Janaína da Silva Santos, José Eder Pereira de Sousa e Cícero Francisco Gomes de Oliveira.
Para o promotor de Justiça Marco Antônio Santos Amorim, a criação do conselho representa um importante apoio às questões relativas à infância e juventude, em especial àquelas ligadas à exploração sexual e qualquer outro tipo de violência contra as crianças e jovens do município.
Desde a chegada do promotor Marco Antônio Amorim à comarca, já foram criados os Conselhos Municipais de Direito de Capinzal do Norte (2005), Santo Antônio dos Lopes (2007) e Governador Archer (2007), além dos Conselhos Tutelares de Capinzal do Norte (2006) e Santo Antônio dos Lopes (2008). A criação do Conselho Tutelar de Governador Archer já está em fase de preparação.