Nesta manhã de segunda-feira (23), a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, recebeu a visita de cortesia da secretária estadual de segurança cidadã, Eurídice Vidigal.
Durante o encontro informal, a secretária expôs à procuradora de Justiça as diretrizes gerais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e solicitou o apoio e a parceria do Ministério Público nas ações integradas que objetivam mudar a face da política pública de segurança no Maranhão.
“O Pronasci tem a difícil missão de quebrar o velho paradigma de que a polícia e demais órgãos de combate à criminalidade só podem agir por meio da repressão. Sem excluir a repressão, o programa abriga uma gama de projetos que, através de ações específicas de prevenção, almejam reorganizar as relações das forças policiais com a comunidade, tornando a polícia um braço da sociedade”, enfatizou Eurídice Vidigal.
Fátima Travassos, por sua vez, reafirmou o interesse do MPMA em respaldar o programa, mediante a implementação e orientação de ações concernentes ao tema, incluindo a valorização dos profissionais de segurança pública e do combate à corrupção policial.
A procuradora-geral de Justiça aproveitou ainda a oportunidade para lembrar a secretária de segurança cidadã das várias comarcas do interior do Estado que se encontram sem delegados, o que muito dificulta o trabalho do promotor de Justiça. “Quanto menor o município, maiores são os problemas enfrentados, principalmente nesta época que antecede as eleições”, frisou.
Participaram da reunião os subprocuradores-gerais Nilde Cardoso Macedo Sandes e Reinaldo Campos Castro (assuntos jurídicos e administrativos, respectivamente) e os promotores de Justiça, Lusival Santos Gaspar Dutra (secretaria para assuntos institucionais) e Lucia Cristiana Silva (assessoria da procuradoria geral de Justiça), além da assessora de gabinete da secretária de segurança cidadã, Adaltina Queiroga.