O procurador de justiça Suvamy Vivekananda Meireles foi empossado, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta segunda-feira, 15, no cargo de corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, para o biênio 2013-2015. Ele substituirá a procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda, que exerceu o cargo nos biênios: 2009-2011 e 2011-2013.
Esta será a terceira vez que Suvamy Vivekananda exercerá o cargo de corregedor-geral. Já o tinha exercido de 1995 a 1999, por dois mandatos consecutivos. De 2000 a 2002, ele ocupou o cargo de procurador-geral de justiça.
A solenidade de posse, presidida pela procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha, contou com a participação de membros do Ministério Público, do Judiciário, da Defensoria Pública, servidores da instituição e familiares do empossado. A cantora Fernanda Garcia executou os hinos Nacional, do Maranhão e de São Luís
A ex-corregedora saudou o sucessor, agradeceu os promotores-corregedores e servidores que a auxiliaram e apresentou um breve balanço da sua gestão. “Conseguimos imprimir um ritmo adequado à Corregedoria nesses quatro anos, ampliando o seu papel de órgão orientador”, avaliou.
Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, disse acreditar que a maturidade e a experiência do empossado serão essenciais para o desempenho do cargo.
CONCILIADOR
Escolhida para fazer a saudação em nome do Colégio de Procuradores, a procuradora de justiça Rita de Cássia Baptista Moreira enalteceu o perfil conciliador de Suvamy Vivekananda e a sua longa trajetória na instituição, onde está há 32 anos, sendo 18 consecutivos na condição de integrante do Conselho Superior do MPMA, como de “grande valia” para o exercício do cargo. “Aqui está não só pela bagagem política e administrativa adquirida ao longo dos anos, mas sobretudo pelo humanismo e pela capacidade de agregar e apaziguar”.
A procuradora de justiça ainda enfatizou a boa expectativa dos seus pares com a chegada de Suvamy Vivekananda à Corregedoria, sobretudo pelo bom relacionamento com a procuradora-geral de justiça. “Estamos certos de que Suvamy dará efetividade às suas ações, expedindo recomendações técnicas, dando ampla publicidade para as ações de orientação e prevenção das atividades funcionais e da conduta dos membros do MP”, afirmou.
Regina Rocha, ao cumprimentar o corregedor-geral, destacou a liderança do empossado junto à classe, que lhe garantiu mais de 80% dos votos do Colégio de Procuradores. “Tem sido peça fundamental no processo de reaproximação e unificação que o Ministério Público do Maranhão experimenta com êxito neste momento”.
A procuradora-geral de justiça também homenageou a procuradora de justiça Selene Coelho de Lacerda, destacando a sua dedicação em favor da instituição. “Neste momento de mudança, meu maior desejo é que continuemos juntos em favor do fortalecimento da instituição, para que seja um referencial para membros e servidores, no cumprimento de seus deveres para com a sociedade”, revelou
Suvamy Vivekananda iniciou o seu discurso agradecendo a todos os presentes, em especial à família. Em seguida, explicou os motivos para ter se candidatado mais uma vez à Corregedoria do MPMA e falou sobre o que pretende fazer à frente do órgão, evidenciando que o seu objetivo maior é o aperfeiçoamento e fortalecimento da instituição. Disse que defende uma atuação integrada com toda a administração superior, com a finalidade de concretizar as metas traçadas, com democracia e imparcialidade.
OBJETIVOS
O corregedor-geral anunciou que sua gestão terá, entre outros objetivos, os seguintes: política de orientação dos promotores de justiça ainda não vitalícios, por meio de recursos online, para rápido e efetivo acompanhamento da produção; aprimoramento dos serviços de estatística, com investimento nas atividades de coleta, atualização e digitalização dos prontuários dos membros; implantação do cronograma anual de correições e visitas de inspeção divulgadas no site do MP; e o acompanhamento das metas estabelecidas pelas Promotorias de Justiça em seus programas de atuação.
Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Fotos: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)