
A Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) vai estar nesta terça-feira, 25, no Centro Cultural Manoel Tetéu, em Bacabeira, das 8h às 15h, prestando atendimento à população, como parte do projeto Bacabeira Cidadã. A iniciativa visa fortalecer o acesso da comunidade aos serviços públicos essenciais e aos seus direitos.
Realizada em parceria com diversos órgãos públicos e entidades locais, a ação vai contar também com a participação da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, que tem como titular a promotora de justiça Fabíola Fernandes Faheina Ferreira.
A representante do Ministério Público atuará diretamente junto à comunidade, conduzindo palestras e atendimentos, além de prestar orientações e esclarecimentos sobre temas como direitos fundamentais, proteção de grupos vulneráveis e cidadania.
A unidade móvel da Ouvidoria vai oferecer atendimento especializado, para que os moradores de Bacabeira possam apresentar manifestações, sugestões, denúncias ou elogios sobre serviços públicos e políticas públicas que impactam diretamente a sua realidade.
O órgão do MPMA também vai orientar os cidadãos sobre seus direitos e sobre os canais oficiais disponíveis para defesa e proteção em diversas áreas, incluindo: Defesa dos Animais; Defesa da Pessoa Idosa; Defesa da Pessoa com Deficiência; Defesa da Mulher; Infância e Juventude; Educação; Saúde; Meio Ambiente.
Ouvidoria Itinerante no Residencial Luís Bacelar
Para darcontinuidade às ações de aproximação com a população, a Ouvidoria Itinerante vai estar no Residencial Luís Bacelar, na área Itaqui-Bacanga, na próxima sexta-feira, 28, das 9h às 13h. A equipe do órgão vai receber as demandas dos moradores da região.
Durante a ação, a comunidade poderá relatar problemas, apresentar reclamações, sugestões, elogios ou buscar orientações sobre diversos temas que envolvem o dia a dia da coletividade.
Com a escuta ativa e a resolução de conflitos, a Ouvidoria busca garantir que as demandas locais sejam levadas às instituições responsáveis, promovendo melhorias reais na prestação de serviços públicos.
Redação: CCOM-MPMA