Na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, foi iniciada a quinta etapa do Planejamento Estratégico 2016-2021, quando será elaborado o nível tático-operacional do planejamento. Membros e servidores participaram do treinamento, que prossegue desta terça, 2, até quinta-feira, 4, na Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP).
O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, fez a abertura do evento, afirmando que a etapa que se inicia é uma das mais importantes do Planejamento Estratégico, porque vai elaborar a execução do que já foi planejado nas outras fases do projeto. “Precisamos implementar uma gestão mais ágil e eficiente, com práticas inovadoras, e o Planejamento Estratégico tem esta finalidade”.
Gonzaga também ressaltou que o bom desempenho do Ministério Público depende de suas ações em favor da sociedade. “Cada vez mais somos cobrados pelo nosso trabalho. Portanto, o sucesso dessa gestão dependerá do planejamento e do engajamento de todos”.
O promotor de justiça Raimundo Nonato Leite, que integra a Assessoria Especial da PGJ, também deu as boas-vindas aos participantes do treinamento e afirmou que o planejamento é sempre um desafio para o serviço público, sendo de fundamental importância a sua elaboração e execução.
Consultor do Instituto Sagres, empresa que orienta a elaboração da Gestão Estratégica do MPMA, Raul Sturari apresentou as instrutoras que vão ministrar as oficinas do Planejamento nos próximos dias. Igualmente explicou a metodologia de trabalho e o cronograma das próximas fases do projeto.
Também do Sagres, Verônica Korílio destacou que esta fase é o desdobramento do planejamento estratégico, quando serão feitos os planejamentos tático e o operacional do projeto, sendo elaborados os planos de comunicação estratégica e o de tecnologia da informação.
Ela acrescentou que já foram executadas as etapas de intenção estratégica, avaliação diagnóstica e análise prospectiva e planejamento estratégico.
Redação: CCOM-MPMA