Em cerimônia na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, foi lançado o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, destinado a membros e servidores do Ministério Público do Maranhão.
Como parte da primeira etapa do programa, a Semana de Saúde Funcional apresentou palestra, atendimento médico e nutricional, vacinação, teste de glicemia e pressão arterial. Até quarta-feira, 13, a programação segue na sede da Procuradoria. Na quinta e sexta-feira (14 e 15), vai acontecer nas Promotorias de Justiça da Capital.
Na abertura da semana, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, disse que a valorização e a preocupação com a qualidade de vida dos servidores deve ser inerente à administração pública.
A diretora da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst), Fabíola Fernandes Ferreira, apresentou dados de um levantamento epidemiológico realizado pela seção de Saúde Funcional, nos anos de 2012 a 2014, para avaliar o perfil do absenteísmo dos servidores e membros da Instituição.
Segundo a promotora de justiça, o estudo buscou identificar quais as principais causas de afastamentos do ambiente de trabalho. No período, foram solicitados 22.405 dias de licença para tratamento de saúde, sendo concedidos 17.612 dias, ou seja, 78,7% das solicitações foram atendidas.
Fabíola Fernandes informou que o programa de Qualidade de Vida no Trabalho foi formulado a partir dos resultados obtidos no levantamento. “Um ambiente de trabalho saudável propicia a todos desempenhar bem suas atividades funcionais. Agora, o programa não existirá sem a participação de membros e servidores”, comentou.
SAÚDE FINANCEIRA
Ainda na programação do primeiro dia da Semana de Saúde Funcional, o consultor e educador financeiro Rafael Teles proferiu a palestra “Dr. Dinheiro – como ter saúde financeira”. Especialista em consultoria para pessoas e grupos endividados, o Dr. Dinheiro, como é conhecido, deu dicas básicas aos participantes sobre como manter as finanças pessoais saudáveis.
Desde a essencial planilha para colocar o quanto se ganha e o quanto se gasta, passando pelos cuidados com os modismos impostos pelo mercado de consumo, até a atenção com o ciclo menstrual (momento em que, segundo garantiu, as mulheres ficam mais suscetíveis a comprar compulsivamente), fazem parte da receita sugerida pelo especialista.
Nesta terça-feira, 12, a programação da semana consta de uma palestra sobre alimentação saudável, com profissionais do Sesc, e continuam os serviços de atendimento médico e nutricional, vacinação, teste de glicemia e pressão arterial.
Na quarta-feira, 13, está marcado o painel sobre conscientização a respeito de doação de sangue e medula óssea, com pessoal do Hemomar; e ainda outra palestra com o tema “Promoção de Saúde Bucal”, com o cirurgião dentista e doutor em Saúde Coletiva, Estevão Lula, que integra o quadro de servidores do Ministério Público do Maranhão. Os serviços de atendimento médico e nutricional, vacinação, teste de glicemia e pressão arterial também serão oferecidos neste dia.
Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)