
O promotor de justiça Herberth Costa Figueiredo participou, nesta terça-feira, 8, como palestrante do painel “A Organização das Redes de Atenção à Saúde através do Planejamento Regional Integrado (PRI)”, com subtema: “A participação dos órgãos de defesa da sociedade na concretização das Redes de Atenção à Saúde”, que integra a programação do II Congresso Cuidar de Todos, II Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e IV Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O evento está sendo realizado de 8 a 10 abril no Multicenter Sebrae, em São Luís. Além das palestras e debates, a programação inclui a apresentação de trabalhos acadêmicos e experiências exitosas desenvolvidas no âmbito do SUS.
Estão participando profissionais de saúde, gestores, estudantes e pesquisadores de todo o estado, além de trabalhadores que desenvolvem pesquisas e iniciativas inovadoras no SUS.

Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde de São Luís e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Maranhão, Herberth Figueiredo discorreu sobre a atuação do Ministério Público na concretização das redes de atenção à saúde. Citou como uma das ações concretas a cobrança na Justiça para que o Estado do Maranhão e os municípios implementem o planejamento regional integrado visando à organização das redes.
O membro do MPMA enfocou, ainda, os desafios e as perspectivas quanto à implementação das redes de atenção à saúde.
Do painel também participaram o coordenador estadual do PRI para o Maranhão, Alberto Allan Rodrigues Patrício, e o 2º vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), Emmanuel Paulino Sousa Morais.

Ao final da palestra, Herberth Figueiredo agradeceu à organização pelo convite e destacou a importância do debate com a sociedade sobre as políticas de saúde. “O Ministério Público está sempre aberto para que a gente possa ampliar o debate com a sociedade e discutir as ações de saúde, que muitas das vezes não dependem apenas de financiamento, mas também de uma logística bem organizada”, finalizou.
TEMA DO CONGRESSO
O II Congresso Cuidar de Todos tem como tema “Municipalismo forte na gestão do SUS”, enquanto o II Congresso de Saúde Coletiva aborda “Saúde, democracia e justiça social: Construindo sistemas de saúde mais equitativos e participativos”.
A IV Mostra Científica da SES-MA complementa o evento fomentando o compartilhamento de estudos e experiências na área da saúde pública.
Redação: CCOM-MPMA (com informações da SES)