O procurador-geral de justiça do Maranhão, Danilo de Castro, marcou presença na 2ª Reunião Extraordinária de 2024 do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O evento, realizado na tarde desta sexta-feira, 25, ocorreu na sede das Procuradorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, reunindo procuradores-gerais de todo o país para discutir temas de relevância nacional para o Ministério Público.
A reunião teve início com uma série de pautas de interesse do Ministério Público brasileiro. Entre as deliberações, foi aprovada a ata da última reunião ordinária, realizada em Brasília, e os enunciados e conclusões do Grupo Nacional de Enfrentamento ao Crime Organizado (GNEP) foram discutidos.
Na ocasião, também foram assinados termos de adesão de unidades do Ministério Público ao Instituto Roberto Lyra, reforçando o compromisso das instituições com práticas de justiça mais humanizadas e eficazes.
Além disso, foram abordados temas como o monitoramento eletrônico e a certificação de antecedentes criminais, apresentados pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça João Paulo Shoucair. A reunião ainda contou com apresentações sobre tecnologia na investigação forense, inovação e desenvolvimento sustentável e a importância do saneamento para o desenvolvimento social.
Redação: CCOM-MPMA com informações do CNPG