https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Projeto do MPMA apresenta Inteligência Artificial a idosos

Publicado em 29/11/2024 13:51 - Última atualização em 29/11/2024 13:51

Inteligência Artificial foi tema do encontro

Como parte do projeto “@60+”, desenvolvido pela 3ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar, com atuação na defesa do idoso, foi realizada nesta quinta-feira, 28, uma apresentação sobre “Inteligência Artificial” a idosos participantes da iniciativa. O tema foi tratado pela promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva.

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério Público do Maranhão, em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), desenvolvido há mais de um ano, com o objetivo de capacitar e garantir cidadania digital às pessoas com mais de 60 anos.

Participantes receberam tablets

O projeto oferece aulas semanais sobre temas relacionados às novas tecnologias, além de reuniões mensais com a promotora de justiça, que apresenta temas ligados à área. Atualmente, 11 idosas participam das atividades.

No último encontro, também foi realizada a entrega de tablets doados às participantes do projeto, que possibilitará a familiaridade com os instrumentos tecnológicos, realização de atividades e maior efetividade ao aprendizado das alunas. Após o encontro, foi realizada reunião com a equipe da Semas, que garantiu a continuidade do projeto por mais um ano.

MPMA e Sema garantiram continuidade do projeto

O PROJETO

“Em meio a um processo de transformação digital vivido pela sociedade, os serviços públicos também têm transformado as suas formas de acesso. Com isso, é necessário garantir o acesso aos serviços e direitos, em especial aos grupos mais vulneráveis. Um desses grupos é, justamente, o das pessoas idosas”, explicou Flávia Nava.

Entre os objetivos do projeto estão o estímulo e desenvolvimento da cidadania e letramento digital das pessoas com mais de 60 anos; a capacitação dos idosos para o exercício de direitos, identificando corretamente os riscos e tendo a possibilidade de evitá-los; e proporcionar autonomia digital a esse grupo da população.

Redação: CCOM-MPMA