https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUÍS – Audiência pública colhe demandas do Coroado

Publicado em 27/11/2024 12:24 - Última atualização em 27/11/2024 12:51

Promotor de justiça Antonio Coêlho Soares Junior coordenou a audiência

Na noite desta terça-feira, 26, a 5ª Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Coroadinho, realizou audiência pública de escuta social com a população da área. O encontro, realizado na Unidade de Educação Básica (UEB) Camélia Costa, reuniu moradores, representantes de entidades de bairros, servidores e membros do MPMA, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

Coordenou as atividades o titular da 5ª Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Coroadinho, Antonio Coêlho Soares Junior. “A nossa audiência tem por finalidade captar as demandas principais da população que reside nessa região. Entendemos que os moradores é que devem passar para o Ministério Público as suas prioridades”, explicou.

Na audiência, as reivindicações mais recorrentes feitas pelos moradores foram relativas à infraestrutura e ao saneamento básico da região, incluindo implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, abastecimento de água e a necessidade de obras de drenagem e manejo da água das chuvas.

Moradores do polo Coroadinho participaram da atividade

Outro problema apontado é o volume de trânsito na avenida do bairro João Paulo, em razão da existência de um supermercado. O grande fluxo de caminhões na área tem comprometido os fios e cabeamentos de energia e de internet.

Um dos que se manifestou na audiência foi Paulo Arte, vice-presidente do Conselho das Entidades da Área Polo Coroadinho, que apresentou demandas de vários bairros da área. “As principais solicitações que a gente fez foram relativas à melhoria da infraestrutura e construção de uma praça na Segunda Travessa da Jussara, no Coroadinho, e na Rua Atencio Queiroga, porque está chegando o inverno e lá, quando chove, a água entra nas casas. A gente pediu também providências para aquela área da Vila dos Nobres. Além de uma drenagem mais profunda no Coroado”, informou.

Também participaram da audiência representantes Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Polícia Militar.

Paulo Arte foi um dos representantes de associações de moradores que se manifestou

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

A área de abrangência da Promotoria Distrital – Polo Coroadinho inclui 38 bairros. São atendidas as regiões da Alemanha, Bairro de Fátima, Barreto, Bom Jesus, Caratatiua, Coheb do Sacavém, Conjunto Dom Sebastião, Coroadinho, Coroado, Cutim Anil, Filipinho, Filipinho – Redenção, Ivar Saldanha, João Paulo, Jordoa, Outeiro da Cruz, Parque Amazonas, Parque dos Nobres, Parque Pindorama, Parque Timbiras, Primavera, Radional,  Residencial João Alberto, Sacavém, Salina do Sacavém, Santa Cruz, Santo Antônio, Sítio Leal, Sítio Pirapora, Túnel do Sacavém, UC Parque Estadual do Bacanga, Vila Conceição, Vila dos Frades, Vila dos Nobres, Vila Lobão, Vila Palmeira, Vila Roseana Sarney e Vila São Sebastião.

Redação: CCOM-MPMA