Foram inauguradas, na manhã desta quinta-feira, 7, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, as novas instalações da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei). O órgão, criado em 2008, compõe o sistema de segurança institucional do Ministério Público do Maranhão e tem entre suas competências a gestão estratégica da segurança institucional, por meio da articulação dos diversos setores da instituição para a concretização das ações relativas à área de segurança dentro de uma concepção sistêmica de proteção e salvaguarda institucionais.
Além disso, a Caei atua no assessoramento estratégico do procurador-geral de justiça, bem como o fornecimento do suporte necessário nas áreas de segurança institucional e inteligência aos membros e servidores, atuando ainda, de forma colaborativa, com instituições parceiras do Ministério Público para o combate à criminalidade em todo o estado.
O novo espaço abriga os diversos setores que compõem a Caei, como a Assessoria Militar, Seções de Segurança Institucional, Análise de Inteligência, Operações de Inteligência, Análise e Monitoramento de Sinais, Gerenciamento de Incidentes e Apoio Administrativo.
Na solenidade de inauguração, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou todo o esforço e investimentos realizados para dotar a Caei e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) da melhor estrutura possível para atuar no combate às organizações criminosas. Em maio deste ano também foi inaugurada a sede da Caei em Timon.
Eduardo Nicolau lembrou, ainda, a procuradora de justiça Flávia Teresa de Viveiros Vieira, falecida em setembro deste ano, cujo nome batiza o novo espaço como homenagem prestada pelo Ministério Público do Maranhão.
Participaram da inauguração a subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge; a procuradora de justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP) e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Lúcia Franco Cei; o promotor de justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA) e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Paulo Santos Schoucair; a coordenadora-geral dos Centros de Apoio Operacional do MPAP, Judith Gonçalves Teles.
Do Ministério Público do Maranhão, estiveram presentes membros da administração superior como a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; a corregedora-geral da instituição, Themis Pacheco de Carvalho; o coordenador do Gaeco e Caei, Luiz Muniz Rocha Filho; a chefe de gabinete do procurador-geral de justiça, Thereza Muniz de La Iglesia; além de procuradores e promotores de justiça e servidores do MPMA.
Redação: CCOM-MPMA