Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão realizada na manhã desta quarta-feira, 29, foi empossado o novo procurador de justiça da instituição, José Ribamar Sanches Prazeres. O novo procurador de justiça foi promovido pelo critério de merecimento, em sessão do Conselho Superior do MPMA realizada no último dia 14.
O novo procurador de justiça foi acompanhado à sala dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça pelos procuradores de justiça Marco Antônio Anchieta Guerreiro, Krishnamurti Lopes Mendes França e Regina Maria da Costa Leite. Em seguida, José Ribamar Prazeres fez seu juramento.
O termo de posse foi lido pela procuradora de justiça e secretária do Colégio de Procuradores, Mariléa Campos dos Santos Costa, e, em seguida, assinado pelo empossado e pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
Primeiro a se manifestar, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, destacou a sua satisfação em saudar o novo procurador de justiça, lembrando do apoio recebido quando de seu ingresso no MPMA. “Trago o abraço dos mais de 400 associados de nossa entidade, e o meu pessoal, desejando a vossa excelência que possa desempenhar suas atividades de maneira competente, eficiente e de forma que a sociedade só tenha a ganhar com a sua presença na mais alta instância do Ministério Público do Maranhão”, afirmou.
Falando em nome do Colégio de Procuradores, o procurador de justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato relembrou as origens do novo procurador de justiça, nascido em Anajatuba, no interior do Maranhão até o seu ingresso no Ministério Público do Maranhão em 1991, destacando a sua atuação como professor. Já na instituição, José Ribamar Prazeres passou pelas comarcas de Mirador, Riachão, Carolina, Santa Luzia, Timon e São Luís, onde era titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa até a sua promoção para a segunda instância.
Joaquim Lobato também ressaltou a atuação do empossado como assessor da Corregedoria-Geral e de promotor de justiça corregedor. “Muito sucesso! Seja vitorioso nessa nova etapa da carreira”, finalizou o procurador de justiça.
Em seu discurso, José Ribamar Prazeres agradeceu à sua escolha pelo Conselho Superior, por unanimidade, para ocupar o cargo de procurador de justiça, ressaltando a importância de chegar ao ápice da carreira na instituição em que ingressou há mais de 32 anos. O empossado também agradeceu o apoio recebido de sua família, em especial de seus irmãos, em todo o seu processo de crescimento e formação. “Hoje, vivencio os frutos dessa origem familiar que teve como principal base a educação”.
José Ribamar Prazeres enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelos procuradores de justiça na promoção da justiça social e relembrou a sua atuação em favor da sociedade maranhense em seus 32 anos de atuação. “Tenho certeza que, nesses anos todos, sempre desejei e fiz nas minhas funções o melhor para servir à sociedade e fazer a justiça. Espero que na condição de procurador de justiça, continue a fazê-lo”.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, externou a sua felicidade por empossar um novo procurador de justiça e, em especial, por ser um amigo, “um homem de uma vasta experiência, que já contribuiu bastante para o Ministério Público com o seu saber e que vai continuar contribuindo porque ainda tem muito a fazer aqui na nossa casa”.
Eduardo Nicolau também enfatizou a integridade, seriedade e educação de José Ribamar Prazeres, observando que o Colégio de Procuradores só tem a ganhar com a sua presença. “Em nome do Colégio, tenho a certeza de que nós 30 recebemos vossa excelência de braços abertos. Sigamos em frente e façamos cada vez maior o Ministério Público do Estado do Maranhão”, concluiu.
Redação: CCOM-MPMA