Na noite desta quinta-feira, 14, a equipe do Programa Comunitário em Mediação e Práticas Restaurativas (MP na Comunidade), coordenada pelo promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, realizou um Círculo de Gratidão com o Conselho da Igreja São Paulo Apóstolo da Divineia. A atividade teve por objetivo manifestar os agradecimentos pela cessão do espaço físico destinado à instalação do Núcleo Comunitário de Mediação e Práticas Restaurativas.
Na oportunidade, todos participaram de uma dinâmica de grupo com reflexões sobre a importância do trabalho compartilhado, da solidariedade e do sentimento de pertencer. A equipe técnica do Ministério Público esclareceu dúvidas em relação ao funcionamento do Núcleo Comunitário, como as metodologias aplicadas para a gestão de conflitos sem violências (mediação e práticas restaurativas) e às possibilidades para a realização de ações em parceria com as comunidades religiosas do território, especialmente a da Igreja São Paulo Apóstolo.
O padre Raimundo Meireles, pároco responsável pela Paróquia São Francisco e Santa Clara, à qual pertence a comunidade São Paulo Apóstolo da Divineia, ressaltou que o Núcleo será um equipamento social de grande valia para aquela comunidade e que a parceria com o Ministério Público Estadual permitirá uma real aproximação entre a Justiça e a sociedade.
Vicente Martins manifestou sua gratidão ao colegiado da Igreja que, em 2019, acolheu a proposta de parceria com o Ministério Público, consolidada por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 04/2021.
O promotor de justiça esclareceu que o momento pandêmico do Covid-19 impactou o início do processo licitatório para a reforma das salas cedidas, mas que o resultado entregue compensou a espera e o enche de expectativas para a realização de um trabalho bem-sucedido, sempre em parceria com a sociedade.
Por fim, o membro do Ministério Público apresentou o espaço físico reformado aos presentes, composto por uma recepção, uma sala técnica, duas salas de mediação, uma sala de práticas restaurativas, uma copa e três banheiros acessíveis.
Os representantes da Igreja São Paulo, por sua vez, agradeceram ao Ministério Público pelo reconhecimento e manifestação de gratidão, externaram o desejo de uma convivência acolhedora e aceitaram o convite a solenidade de inauguração do Núcleo Comunitário, que em breve será conduzida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.
Redação: CCOM-MPMA