Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’Ana, foi recebido pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. Em pauta, o andamento das parcerias entre as instituições e a discussão de novos projetos conjuntos.
Do Ministério Público do Maranhão, também participaram do encontro os diretores das Secretarias de Assuntos Institucionais, Ednarg Fernandes Marques, e de Planejamento e Gestão, Fábio Henrique Meirelles Mendes.
Da UEMA, estiveram presentes o assessor da Reitoria, professor Luiz Jorge; os professores Letícia Pontes, Jucivan Ribeiro, João Firminiano, Karina Feitosa e Leila Pinheiro, do Núcleo Geoambiental (Nugeo); o responsável pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), Antonio Jacob Júnior; e o procurador da Universidade, Adolfo Testi Neto.
Um dos primeiros temas discutidos foi a cessão de um espaço no campus da UEMA para a construção da sede da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – Polo Cidade Operária, tema de um termo de cooperação técnica já assinado pelas instituições.
O reitor Walter Canales explicou que algumas mudanças precisaram ser feitas no campus, como a previsão de passagem de uma nova avenida pela área e a construção de uma unidade básica de saúde. Com isso, as equipes do MPMA e UEMA vão discutir o melhor espaço a ser ocupado pela Promotoria.
Outra iniciativa em funcionamento é a realização de perícias técnicas, solicitadas pelo Ministério Público, por profissionais da Universidade. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos em todo o Maranhão e várias outras perícias já estão programadas.
A UEMA também é parceira do Ministério Público do Maranhão no Laboratório de Inovação. Atualmente, 10 projetos do primeiro ciclo estão em fase de conclusão. Novas demandas do MPMA serão tratadas em um segundo ciclo do projeto, que envolve bolsas de iniciação tecnológica.
Walter Canales reforçou o interesse da instituição em se aproximar, cada vez mais, de outras instituições, aplicando os trabalhos e conhecimentos construídos na Universidade às necessidades reais. O reitor reforçou o interesse na manutenção de outras parcerias, como a do Projeto Café Sustentável, desenvolvido em parceria com a Comissão de Gestão Ambiental do MPMA.
PROJETOS
Durante a reunião, o procurador-geral de justiça apresentou preocupações que podem ter o apoio da Universidade Estadual do Maranhão. A primeira delas é trata da preservação do Rio Itapecuru. De acordo com o diretor da Seplag, Fábio Mendes, pesquisas de professores e estudantes da UEMA já foram encaminhados ao MPMA para embasar a atuação do órgão na preservação da região.
Danilo de Castro também convidou a Universidade para se unir a um projeto do MPMA e instituições parceiras, a ser desenvolvido nos municípios maranhenses que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. De acordo com o procurador-geral de justiça, além de serviços que reforcem a cidadania e a garantia de direitos, a parceria com a UEMA pode levar a essas comunidades serviços na área de saúde e conhecimentos sobre produção agrícola e construção, por exemplo.
Durante o encontro, os integrantes do Nugeo informaram que já existem estudos diagnósticos sobre esses municípios, que podem ser disponibilizados ao Ministério Público.
Outra parceria já em discussão entre as duas instituições diz respeito a pesquisas que envolvam o uso de inteligência artificial para otimizar os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério Público.
Redação: CCOM-MPMA