O promotor de justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, titular da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – Polo Cidade Operária, participou, nesta quarta-feira, 8, das celebrações pelos 36 anos do Conjunto Habitacional Cidade Operária. O conjunto, com 7.500 casas, construídas nos anos 1980, deu origem a um dos maiores núcleos populacionais da capital maranhense. A Cidade Operária é, por exemplo, o maior colégio eleitoral do Maranhão.
O bairro é um dos sete polos estabelecidos pelo Ministério Público do Maranhão para a instalação das Promotorias de Justiça Distritais da Cidadania. Além da Cidade Operária, a Promotoria atende a outros 55 bairros adjacentes.
Joaquim Júnior ressaltou que a Cidade Operária nasceu a partir da luta pelo direito à moradia, que é um direito fundamental, tendo sua história diretamente ligada à luta por direitos. “É uma comunidade que tem em seu DNA a luta por direitos fundamentais e o Ministério Público será, cada vez mais, um instrumento em favor dessa luta”, afirmou.
O promotor de justiça destacou, ainda, a importância da atuação focada nas demandas da região, levando o Ministério Público a uma aproximação ainda maior das comunidades.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)