O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, participou na tarde desta sexta-feira, 27, da solenidade de entrega da Medalha Liberdade ao ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A distinção é a mais alta comenda outorgada pela Defensoria Pública Estadual (DPE) a autoridades que contribuem para o fortalecimento da instituição e para o acesso a direitos.
A cerimônia foi realizada na sede da DPE, em São Luís. O evento reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes da sociedade civil e de instituições do sistema de justiça. A medalha faz referência ao bairro da Liberdade, primeiro quilombo urbano da capital maranhense e o maior da América Latina.
A entrega foi realizada durante o seminário “Pessoas com Deficiência e a Proteção Constitucional dos Vulneráveis”, cujo objetivo é debater a inclusão social e a cidadania desse segmento social.
Do Ministério Público do Maranhão também estiveram presentes os promotores de justiça Ednarg Fernandes Marques (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais), Reginaldo Júnior Carvalho (assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça) e Ana Teresa Silva de Freitas (2ª Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência).
Ednarg Fernandes Marques parabenizou a Defensoria Pública pelo trabalho desenvolvido e também o homenageado pelos relevantes serviços prestados à sociedade. “O Ministério Público se sente honrado em participar dessa solenidade”.
Na avaliação da promotora de justiça Ana Teresa Silva de Freitas, a representação feminina é fundamental em todos os espaços para garantir a diversidade, em especial das mulheres com deficiência. Ela parabenizou a DPE pelo seminário dedicado à discussão sobre os direitos dessa população e igualmente destacou a homenagem entregue ao ministro Sérgio Kukina.
Redação e fotos: CCOM-MPMA