Na manhã desta terça-feira, 21, o Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CAO/PIPD) promoveu a primeira assembleia-geral do ano da Rede de Enfrentamento à Violência à Pessoa com Deficiência (Revdef). Conduziu o encontro, realizado de forma híbrida, na Procuradoria de Justiça, o coordenador do CAO/PIPD, Alenilton Santos da Silva Júnior.
Também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), Isabelle Passinho, e a secretária-adjunta de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz de Carvalho.
O objetivo da Revdef é articular, monitorar e avaliar políticas, programas, serviços e ações que garantam o atendimento integral às pessoas com deficiência em situação de violência, contribuindo para a redução dos indicadores de violência à pessoa com deficiência.
Durante a reunião, foram apresentadas palestras sobre o tema “Violência contra a pessoa com deficiência”, proferidas pela coordenadora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniela Ferreira dos Reis, e pela supervisora de combate à tortura da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop), Ísis Frazão.
A primeira palestrante discorreu sobre a implementação de políticas públicas de promoção de diretos e de enfrentamento aos diversos tipos de violência que afligem as pessoas com deficiência: física, patrimonial, psicológica e sexual, entre outras.
Ísis Frazão apresentou a experiência do trabalho para garantia dos direitos das pessoas com deficiência nos presídios do Maranhão.
Redação: CCOM-MPMA