https://www.mpma.mp.br
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para o rodapé Redireciona o usuário para a página inicial Redireciona o usuário para a página de acessibilidade

Notícias

SÃO LUIS – MPMA realiza 1º Grupo Reflexivo para Mulheres de 2024

Publicado em 19/08/2024 14:24 - Última atualização em 19/08/2024 14:26

Mulheres participaram do 1ª Grupo Reflexivo de 2024.

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da capital, a primeira roda de conversa de 2024 do Grupo Reflexivo de Mulheres. Participaram mulheres que têm medidas protetivas deferidas pela Justiça e convidadas.
A titular da 3ª Promotoria, Selma Martins, conduziu a roda de conversa com o tema “18 anos da Lei Maria da Penha”, que teve a participação de membros, servidoras e terceirizadas, para tratar de diversas questões relacionadas à violência contra a mulher. “O Ministério Público do Maranhão tem desempenhado um papel crucial na aplicação da lei, a partir de ações para proteger as mulheres vítimas de violência” afirmou a promotora, que também é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher).
A corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, comentou a importância da iniciativa. “É um momento singular, como mulher vejo que a Promotoria da Mulher está atuando, cumprindo realmente o seu papel de transformação social com esses grupos reflexivos. A forma como são conduzidos busca a transformação da mulher, a conscientização do seu papel na sociedade”, destacou.
No encontro, as participantes puderam receber orientações práticas, trocar experiências e aprender a reconhecer os diversos tipos de violência. Na ocasião, a promotora também tirou dúvidas relativas à extensão das medidas protetivas, ao acolhimento psicológico, entre outros.
GRUPO REFLEXIVO PRA MULHERES
Desde 2023, o Ministério Público do Maranhão estendeu os encontros ao público feminino em geral e não apenas a mulheres vítimas de violência. Os grupos são espaços de acolhimento onde as participantes dialogam sobre temas como direitos, violência de gênero e empoderamento, entre outros, auxiliando as mulheres a se reconhecerem como agentes de mudança pessoal.
Redação: CCOM-MPMA