O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania do Centro, realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, uma mobilização para atendimento da população em situação de rua, na Praça Deodoro, em São Luís.
O objetivo da iniciativa foi destacar os direitos dessa população, oferecer serviços e promover discussões para expandir a implementação de políticas públicas eficazes para pessoas em situação de rua. Na ocasião, estavam sendo disponibilizados serviços como exame de sangue, aferição de pressão arterial, além de cadastro para a obtenção de documentos.
A data faz alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, como referência ao “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.
De acordo com o promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, a ação é fruto da colaboração entre instituições públicas e a sociedade civil, visando criar uma rede de proteção para a população em situação de rua. “Estamos aqui trazendo a população para atendimento de demandas que são seus direitos” disse.
Além do MPMA, estiveram envolvidos o Fórum Maranhense de População em Situação de Rua, o Caps AD, o projeto Mãos Solidárias, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Instituto Adson Fernando Ferreira e o Solar Maria Firmina dos Reis.
Redação: Laura Damasceno (CCOM-MPMA)