
Em parceria com a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão, o procurador da República Juraci Guimarães Junior, do Ministério Público Federal, realizou reunião virtual, na manhã desta sexta-feira, 19, com promotores de justiça que atuam em várias comarcas do estado com atribuição principalmente na área de educação. A reunião foi transmitida da Procuradoria Geral de Justiça.
O objetivo foi tratar de assuntos como o Censo Escolar e os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O MPF tem investigação sobre irregularidades na gestão do Censo e do Fundo em Municípios maranhenses.
A corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho, deu as boas–vindas ao procurador da República. “Estamos aqui para tratar de uma luta do Ministério Público que é a tentativa de melhorar os índices educacionais desse estado”, afirmou.

Por sua vez, o procurador da República Juraci Guimarães Junior agradeceu a colaboração do Ministério Público do Maranhão e destacou a importância das parcerias institucionais para a conquista de soluções. “Estamos aqui para estabelecer uma colaboração visando aprimorar investigações em curso. É importante a união de esforços para conseguirmos resultados mais efetivos”, disse.
Também participaram da reunião o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Eduardo Borges; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa e Patrimônio Público, Nahyma Ribeiro Abas; o promotor-corregedor Cassius Guimarães Chai; a chefe de gabinete Alessandra Darub.
Igualmente acompanhou a reunião o secretário de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fabio Alex.
Redação: CCOM-MPMA