O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou, na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, da cerimônia de encerramento do Curso de Operações de Forças Integradas de Segurança Pública (Cofisp 2022). Também esteve presente o assessor-chefe da Assessoria Técnica da PGJ, Ednarg Fernandes Marques.
O Cofisp 2022 formou 66 profissionais de segurança pública, sendo 33 do Maranhão e 33 do Piauí. Participaram do curso policiais civis e militares, além de bombeiros militares, que passam a compor as Forças Estaduais Integradas de Segurança Pública (Feisp).
A Feisp é uma unidade de pronto emprego, com atuação conjunta e articulada, que pode atuar em todo o estado, além de prestar apoio a outras unidades da Federação.
O curso de formação teve carga horária de 365 horas/aula, ministradas em 45 dias. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Cel. Sílvio Leite, a formação é maior que uma pós-graduação lato sensu, e se comprometeu a buscar viabilizar a certificação dos participantes nesse tipo de atividade
Nesse sentido, o procurador-geral de justiça colocou à disposição das forças de segurança a Escola Superior do Ministério Público (ESMP). De acordo com Eduardo Nicolau, termos de cooperação técnica podem ser firmados entre as instituições, possibilitando ações educacionais conjuntas e garantindo a certificação dos profissionais.
Redação: CCOM-MPMA