O Ministério Público do Maranhão realizou na manhã desta quarta-feira, 27, audiência pública no auditório do Centro Educa Mais Professor Mário Meireles, localizado na BR 135, no povoado Mangue Seco, bairro de Pedrinhas, em São Luís. O objetivo foi prestar contas do trabalho realizado pela 7ª Promotoria Distrital da Cidadania – polo Zona Rural e fortalecer o diálogo com os moradores da região.
O evento contou com a participação de lideranças comunitárias e representantes da Prefeitura de São Luís e Polícia Militar. Com a coordenação do promotor de justiça Albert Lages Mendes, a audiência foi iniciada com uma breve explicação sobre as atribuições do Ministério Público e o trabalho desenvolvido na Zona Rural no biênio 2023-2024.
As principais demandas registradas na Promotoria Distrital, nesse período, foram, respectivamente, relacionadas às áreas de educação, infraestrutura, saúde, transporte, saneamento, assistência social, segurança pública e lazer. Dos 208 registros, 139 foram resolvidos, 44 estão em tramitação, 15 foram convertidos em procedimentos (administrativos ou inquéritos civis) e 10 foram encaminhados para Promotorias de Justiça especializadas.
Na avaliação do titular da 7ª Promotoria de Justiça Distrital, Albert Lages, a participação dos moradores demonstrou o interesse e a confiança no trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. “Foi possível demonstrar com transparência a prestação de contas, permitindo à população acompanhar e avaliar as ações do Ministério Público. Nessa oportunidade, o reconhecimento público sobre o trabalho da Distrital reforçou a legitimidade e a credibilidade da instituição”.
Além disso, o promotor de justiça ressaltou a coleta de novas demandas que irão subsidiar as ações do plano plurianual dos anos de 2025-2026. “A participação social reforça nossos canais com os cidadãos, sendo um meio eficaz para resolver problemas locais, melhorando a qualidade de vida da população. Além de construir uma relação de confiança e cooperação”, concluiu Lages.
O promotor de justiça Alenilton Santos Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, representou a Ouvidoria do MPMA na audiência. Compuseram, ainda, a mesa de abertura o subprefeito da Zona Rural de São Luís, João Francisco Leitão; a coordenadora de área da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Sales; e o tenente Manoel, representante do 21º Batalhão da Polícia Militar.
Redação: (CCOM-MPMA)
Fotos: Ronald Camilo (Cerimonial-MPMA)