A segunda etapa de revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Maranhão foi aberta na manhã desta quinta-feira, 26, no Hotel Luzeiros, em São Luís. Membros que atuam na Regional São Luís, que inclui as comarcas da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), no entorno, na regional de Chapadinha, na região da Baixada e servidores participam do evento, que discute as diretrizes da instituição.
O encontro integra o projeto de revisão do 1º ciclo aprovado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), presidida pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. A revisão atende ao que foi estabelecido no Ato Regulamentar nº 26/2022, no qual o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) deve ser reavaliado a cada três anos ao longo do período de vigência.
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, destacou algumas inciativas para a melhoria dos serviços ofertados pela instituição, a exemplo da aprovação pelo Conselho Superior do MPMA do concurso público para o cargo de promotor de justiça. “Estamos lutando muito para ajustar o Ministério Público para o futuro que já chegou. São muitas frentes de batalha, mas estamos vencendo aos poucos. Com o concurso para promotor de justiça, vamos preencher o maior número de vagas possível”,
destacou.
O chefe do MPMA também ressaltou a importância de a instituição se manter sempre próxima do cidadão, tendo uma atuação resolutiva. “Nós temos que manter proximidade com a população. Nós servimos o povo”, disse.
Em seguida, a corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, enfatizou a relevância do planejamento para a organização e eficiência do trabalho do Ministério Público. “A Corregedoria-Geral tem uma linha de atuação voltada sobretudo para a orientação. Por isso, agradecemos o apoio e o acolhimento às nossas diretrizes neste momento em que a instituição enfrenta uma lacuna de aproximadamente 80 cargos. A gente conta com a colaboração de todos em favor da nossa instituição para melhor servirmos a comunidade”, declarou.
O diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), promotor de justiça Fábio Henrique Mendes, agradeceu a presença de todos e conduziu as dinâmicas do encontro.
Também compuseram o dispositivo de honra os procuradores de justiça Sandra Elouf (ouvidora do MPMA), José Ribamar Prazeres (diretor da Escola Superior do MPMA) e Regina Leite (subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos).
A revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 também será realizada em encontros nas comarcas de Bacabal (dia 22/10) e Timon (dia 31/10).
Redação: CCOM-MPMA