
Na manhã desta quinta-feira, 10, o Ministério Público do Maranhão realizou inspeção no Hospital do Câncer Aldenora Bello e verificou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica foi efetivamente instalada e está funcionando com cinco leitos. A vistoria foi realizada pela titular da 2ª Promotoria de Justiça da Saúde de São Luís, Glória Mafra, acompanhada pelo diretor-administrativo, José Generoso da Silva.

O funcionamento da UTI foi regularizado após uma série de tratativas do MPMA, iniciadas em novembro de 2024, com a direção do hospital e representantes do Município de São Luís e do Estado do Maranhão. Anteriormente, o espaço era utilizado apenas como enfermaria.
Glória Mafra destacou que, em 2017, o Aldenora Bello foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). É o único do Maranhão habilitado para atendimento de pediatria, o mais alto nível existente. Essa classificação exige assistência de UTI, inclusive pediátrica.
“As crianças que precisavam desse suporte estavam tendo assistência nas enfermarias ou mesmo em UTI de adulto, violando flagrantemente todos os dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Então, hoje a nossa felicidade é imensa ao chegar ao hospital, após negociação realizada pela Promotoria da Saúde, e ver as crianças sendo atendidas no espaço adequado, em uma UTI pediátrica”, afirmou.
A promotora de justiça ressaltou que existem outras questões técnicas e assistenciais que precisam ser otimizadas, a exemplo da necessidade de ampliar o número de leitos da UTI pediátrica e aperfeiçoar o atendimento ambulatorial. “A intenção do Ministério Público é evitar que as pessoas cheguem às 3h da manhã para serem atendidas na unidade. Esperamos que seja implantado um agendamento virtual para melhorar a assistência oncológica para nossa população”, concluiu Mafra.

Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)