O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 16, em seu gabinete, representantes das secretarias de Saúde do Estado (SES) e do município de São Luís (Semus) para discutir e coordenar esforços em relação à sanitização e conscientização sobre saúde pública.
A reunião teve como pauta principal a necessidade de enfrentar a falta de conscientização da população e a deterioração do meio ambiente, aspectos que têm impactado a eficácia das medidas de saúde pública. Nesse sentido, a parceria entre os diferentes órgãos é vista como crucial para a efetividade das novas estratégias e políticas a serem implementadas.
Além disso, também foram discutidas a questão da sanitização de locais públicos e privados e a necessidade de alinhar com as secretarias os procedimentos de limpeza e higienização de diversos locais, como hospitais, aeroportos e shoppings, para garantir um ambiente seguro. Também foi abordada a necessidade de um plano de ação colaborativo com o objetivo de reforçar as medidas e promover a conscientização, visando a proteção da saúde e a segurança da população.
O procurador-geral de justiça reiterou a necessidade de estabelecimento de protocolos mínimos de segurança para locais com grande fluxo de pessoas, com o objetivo de prevenir contaminações.
Participaram da reunião os promotores de justiça Alineide Martins, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, e Herbert Figueiredo, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde; o diretor-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Paulo Gonçalves Arrais, o superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Edmilson Diniz, e a representante da Semus Ana Patrícia Azevedo.
Redação: Laura Damasceno (CCOM-MPMA)
Fotos: Larissa Ribeiro