Por meio dos Centros de Apoio Operacional Criminal e do Tribunal do Júri, o Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira, 31, em Timon, a oficina “Investigação Criminal – Novos desafios: agilidade com eficiência”. A atividade – direcionada a promotores de justiça com atribuição criminal, assessores e servidores – foi realizada no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Timon.
Na abertura, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, destacou o empenho e a dedicação dos organizadores da oficina e dos participantes. “Ao longo do dia, vamos conversar bastante e quero reafirmar a minha satisfação de estar aqui, ao lado dos colegas da instituição. Com certeza, com a ajuda recíproca, vamos chegar a um resultado de excelência”.
O chefe do MPMA também anunciou as tratativas para a construção de uma nova sede das Promotorias de Justiça de Timon. “Temos boas notícias, porque estamos dedicados também à elaboração dos projetos do novo prédio das Promotorias de Timon. Vai ser uma sede muito funcional”, informou.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Alessandro Brandão Marques, destacou a relevância da atividade para a atuação do MPMA, porque, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou decisões que mudaram o sistema geral de investigações criminais para o Ministério Público, criando procedimentos e regras até então inexistentes. “Daí a importância de virmos realizar esses encontros regionais presenciais para passar os novos entendimentos jurisprudenciais e tentar chegar a uma atuação uniforme em relação a questões que ainda estão eivadas de incertezas”.
Brandão ressaltou que a iniciativa Pegasus, criada pelo CAO Criminal e CAO Júri, também tem por objetivo proporcionar o debate com os promotores de justiça sobre as novas metodologias e procedimentos de investigação criminal, buscando a uniformidade de atuação do Ministério Público.
Também estiveram presentes na abertura, a corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro; o diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst), Ednarg Fernandes Marques; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Henrique Mendes; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Tribunal do Júri (CAO-Júri), Sandro Lobato de Carvalho; o promotor de justiça Antônio Borges Júnior, da Comarca de Timon
A oficina, voltada para promotores e servidores da região, foi ministrada pelos promotores de justiça Alessandro Brandão e Sandro Lobato. Eles reafirmaram que o treinamento atendeu a um propósito de atualização sobre as metodologias de investigações e o enfrentamento dos desafios da área.
Também fez parte da organização do evento a Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.
Redação: Eduardo Júlio e Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
Fotos: Larissa Ribeiro (CCOM-MPMA)