O Ministério Público do Maranhão, por meio da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon, realizou na última segunda-feira, 6, a terceira edição do projeto “O Ministério Público por elas”. Voltado para mulheres vítimas de violência doméstica, a iniciativa busca valorizar as participantes por meio de cursos e outras atividades.
Nesta semana, foi realizado um dia da beleza para as mulheres, com apoio voluntário dos salões Bioma Urban Beauty e Studio Vivian Leão, ambos de Teresina-PI, que ofereceram os serviços de forma gratuita. Além disso, as mulheres ganharam brindes como roupas de cama e produtos de beleza, também conseguidos pela Promotoria em forma de doação.
O encontro contou com o apoio, também, das Secretarias Municipais da Mulher e da Cultura de Timon, Comissão da Mulher e Advogada da OAB e Patrulha Maria da Penha.
O projeto “O Ministério Público por elas”, coordenado pela promotora de justiça Karina Freitas Chaves, vem sendo desenvolvido desde março deste ano. No primeiro encontro, realizado em 7 de março, foi realizado um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e foram distribuídos kits com produtos de higiene e beleza.
Os produtos foram resultados de Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs) firmados pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon, que também atua nas questões de violência contra a mulher.
Já no segundo encontro, realizado em 11 de abril, foi oferecido um curso de Macramê, oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O Macramê é uma técnica desenvolvida por tecelões árabes do século XIII que se utiliza de nós em fios e cordas. A técnica geralmente é utilizada para a criação de franjas, cortinas, barrados em lençóis, toalhas e diversas outras peças.
Redação: CCOM-MPMA