Foi realizada nesta quinta-feira, 31, em Timon, o penúltimo Encontro Regional de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029 do Ministério Público do Maranhão. Participaram membros e servidores das comarcas de Barão de Grajaú, Matões, Parnarama, Pastos Bons, São Francisco do Maranhão, Coelho Neto, Caxias, Codó, Colinas, além de Timon.
O encontro faz parte do projeto de revisão do 1º ciclo aprovado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), presidida pelo procurador-geral de justiça, Danilo José de Castro Ferreira, em cumprimento ao disposto no Ato Regulamentar nº 26/2022, no qual o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) deve ser reavaliado a cada três anos ao longo do período de vigência.
O objetivo da revisão é propor ações estratégicas, vinculadas a cada objetivo estabelecido no Mapa Estratégico do MPMA, a fim de promover maior adesão das áreas finalísticas e administrativas.
As discussões foram efetivadas em seis oficinas regionais: Imperatriz – dia 11/09; São Luís (capital) – dia 17/09; São Luís (Grande Ilha – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, Regionais da Baixada e Chapadinha) – dia 26/09; São Luís (administração superior e área administrativa) – dia 9/10, e Timon. O ciclo será encerrado em Bacabal.
Na abertura do encontro, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, cumprimentou os participantes e ressaltou a importância do planejamento para orientar a atuação dos membros do MPMA, a partir das demandas da população maranhense. “É essencial sabermos ouvir a sociedade sobre as suas prioridades e, assim, traçarmos as estratégias para o exercício de nossas atribuições”, afirmou.
A corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, colocou-se à disposição de promotores e promotoras de justiça presentes para orientá-los em suas atividades ministeriais. “Queremos primar pelo papel orientador da Corregedoria, valorizando membros e servidores e contribuindo com o desempenho de sua missão constitucional”, declarou.
Também compuseram o dispositivo de honra os promotores de justiça Fábio Meirelles Mendes, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag); Ednarg Fernandes Marques, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst); Sérgio Ricardo Souza Martins, diretor das Promotorias de Timon; Carlos Augusto Soares, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).
OFICINAS
Durante o encontro, o diretor da Seplag, Fábio Mendes, coordenou uma oficina, por meio de uma metodologia participativa e multifásica, estruturada em mesas de trabalho para o desenvolvimento da dinâmica de construção das ações estratégicas.
O resultado esperado é a aprovação de ações estratégicas das áreas finalísticas e das áreas administrativas, que vão ser desenvolvidas nos próximos três anos, por meio de planos de atuação e planos tático-operacionais.
MPPI
Em Timon, os servidores da Assessoria Especial de Planejamento e Gestão do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram do encontro, trocando experiências sobre a metodologia e o aplicativo Planeja MPMA, usado na revisão
Redação: CCOM-MPMA