
Nesta segunda-feira, 6, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, deu posse aos três promotores de justiça que foram promovidos para a entrância final na última sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão, realizada na sexta-feira, 3.
Antônio Coelho Soares Júnior, Albert Lages Mendes e Joaquim Ribeiro de Souza Júnior irão assumir Promotorias Distritais da capital.
Na solenidade de posse estiveram presentes, as subprocuradoras de justiça Lize Brandão (Assuntos Jurídicos) e Regina Leite (Assuntos Administrativos); os promotores de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior (vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – Ampem); José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais – Secinst); Ednarg Marques (diretor da Assessoria Técnica da PGJ); Nahyma Abas (coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa); e Maria de Jesus Heilmann (promotora corregedora).
Reinaldo Castro Júnior parabenizou os colegas pela promoção e desejou-lhes sucesso nos desafios que vão enfrentar.

Antônio Coelho, que vai atuar na Promotoria Distrital da área do Coroadinho, declarou que a sua promoção significa uma reafirmação do compromisso com a sociedade. “Eu tenho esse perfil de preocupação com a mudança social. Chegar a São Luís é uma renovação desse compromisso. É uma alegria muito grande poder trabalhar nessa área”.
Joaquim Júnior reforçou o papel das promotorias distritais de aproximar o Ministério Público da população. “Quem nos mantém fortes enquanto instituição é o povo. Devemos sempre retribuir a esse apoio, atendendo as demandas da população”. O promotor de justiça irá assumir a Promotoria Distrital da região da Cidade Operária.
Albert Lages, que vai trabalhar na Promotoria Distrital da Zona Rural de São Luís, também destacou a sua emoção por ter sido promovido. “Só espero estar à altura de cumprir as expectativas da administração superior e da sociedade com a criação das promotorias distritais. De minha parte, vou trabalhar com muito afinco para desempenhar bem nossas responsabilidades”.
Ao assinar os termos de compromisso e posse dos promovidos, o procurador-geral de justiça fez uma breve retrospectiva de sua carreira no Ministério Público, que já tem mais de 42 anos, e lembrou das dificuldades iniciais encontradas nas comarcas onde atuou e comparou com a realidade atual. “Hoje temos uma situação bem diferente e não podemos nos acomodar. Temos que virar vitrine. Vocês serão aqueles que vão receber as demandas e encaminhar”, comentou.
Eduardo Nicolau recomendou, ainda, aos promotores distritais que atuem em parceria com as comunidades, ouvindo as associações de moradores. “Precisamos atender bem a sociedade para ajudar a diminuir os problemas sociais, que estão cada vez mais sérios”, orientou.
PROMOÇÕES
Antônio Coelho Soares Júnior era titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon e foi promovido pelo critério de antiguidade para atuar na 5ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania.
Também segundo o critério de antiguidade, o titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Imperatriz, Albert Lages Mendes, foi promovido para assumir a 7ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania.
Pelo critério de merecimento, o promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, que assessorava o gabinete do procurador-geral de justiça e era titular da 4ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, passa agora a responder pela 6ª Promotoria de Justiça Distrital.
Redação e fotos: CCOM-MPMA