Em uma reunião virtual na manhã desta terça-feira, 15, a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão conheceu detalhes do programa “Parquet Digital”, ferramenta que o Ministério Público do Rio de Janeiro usa para acompanhar a atividade de promotores de justiça no seu estado.
O “Parquet Digital” é uma iniciativa da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG) do MPRJ e foi apresentado ao MPMA pelo promotor de justiça Sidney Rosa (coordenador do CADG) e o servidor do MPRJ Felipe Gomes Vieira Ferreira.
Sobre as funções do Parquet Digital, Sidney Rosa destacou que o utilitário traz mecanismos de gestão da promotoria, e uma série de algoritmos auxiliam o promotor a aumentar sua eficácia no trabalho. “O programa também tem ferramentas de análise de resultados e eficiência daquela promotoria, assim o membro do Ministério Público pode estar se avaliando continuamente”, afirmou.
A corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, agradeceu a disponibilidade dos integrantes do MPRJ em compartilhar informações sobre o Parquet Digital e afirmou que levará ao procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a proposta de convênio para utilização do programa pelo MPMA. “A ideia do Ministério Público como um todo é agir em conjunto para dar o melhor retorno possível à sociedade. É isso que queremos fazer”, concluiu.
Também estiveram presentes no encontro virtual a chefe de gabinete da Corregedoria Geral, Alessandra Darub Alves; os promotores de justiça corregedores Carlos Garcia, Francisco de Aquino e Maria de Jesus Heilmann; e o coordenador de Modernização e Tecnologia da Informação (CMTI) do MPMA, Gledston de Oliveira Reis.
Redação: Jefferson Aires (CCOM-MPMA)