
Em sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, realizada nesta sexta-feira, 25, a promotora de justiça Márcia Lima Buhatem, titular da Promotoria de Justiça Especializada de Direitos Fundamentais de São Luís, foi promovida ao cargo de procuradora de justiça, pelo critério de antiguidade.
Acompanharam a sessão membros e servidores do MPMA, assessores e familiares da promotora de justiça.

Relator do processo de promoção para a segunda instância do MPMA, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, que preside o conselho, em seu voto destacou o comprometimento da promotora com o trabalho, o que a torna merecedora da promoção. “Embora, neste caso, a promoção seja pelo critério de antiguidade, devido à previsão constitucional que impõe a alternância de critérios, a doutora Márcia Buhatem preenche todos os pré-requisitos formais para ser promovida por merecimento”, destacou.
Por unanimidade, o conselho votou de acordo com o relator e, igualmente, ressaltou os méritos da promovida, como a qualidade do trabalho realizado ao longo da carreira e o compromisso com a instituição.
Participaram, ainda, da sessão os procuradores de justiça conselheiros Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, Francisco das Chagas Barros de Sousa, Domingas de Jesus Fróz Gomes, Rita de Cássia Maia Baptista, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato e Mariléa Campos dos Santos Costa.

Todos os integrantes do Conselho Superior parabenizaram a nova procuradora de justiça, dando-lhe as boas-vindas pela chegada à segunda instância e colocaram seus gabinetes à disposição para auxiliá-la.
Ao se manifestar, Márcia Lima Buhatem falou de sua felicidade com a promoção e agradeceu a confiança dos colegas. “Estou muito feliz por chegar ao ápice da carreira. Mas se eu pudesse, eu traria a minha Promotoria junto comigo, para continuar fazendo o que eu fazia. A minha Promotoria foi conquistada e aperfeiçoada ao longo dos anos. E o que eu mais gostaria é que a pessoa que fosse me substituir tivesse também afinidade com a área”.
Logo após a sessão do Conselho Superior, o procurador-geral de justiça assinou o ato de promoção da promotora de justiça Márcia Lima Buhatem para a 23ª Procuradoria de Justiça Cível, com atuação junto à 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão.
NOVA PROCURADORA DE JUSTIÇA
Márcia Lima Buhatem ingressou no Ministério Público do Maranhão em agosto de 1990. Titularizada na Comarca de Bom Jardim (em 1991), atuou ainda nas Promotorias de São Bento (de fevereiro a setembro de 1991) e de Santa Inês (de setembro de 1991 a março de 1995).
A nova procuradora de justiça foi promovida para a capital em 27 de março de 1995, onde exerceu inicialmente suas funções na 8ª Promotoria de Justiça da Família e na 1ª Promotoria de Defesa do Consumidor. Desde 2013, Márcia Buhatem atua na Promotoria dos Direitos Fundamentais.
Redação e fotos: CCOM-MPMA