Com o objetivo de realizar o intercâmbio científico na área de tecnologia da informação e o aperfeiçoamento acadêmico, os procuradores-gerais de justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e do Piauí, Cleandro Alves de Moura, firmaram, na última sexta-feira, 12, na sede do MPPI, em Teresina, Termo de Cooperação Técnica.
A parceria institucional vai ser realizada por meio da Escola Superior do MPMA e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPI.
A partir de agora, as duas unidades ministeriais podem, por exemplo, compartilhar sistemas livres de gestão administrativa, orçamentária e financeira e disponibilizar vagas em cursos realizados nos Estados do Piauí e Maranhão, para membros e servidores, inclusive da modalidade de educação a distância.
Na avaliação do procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, a parceria institucional é uma forma de diminuir os custos e aumentar a produtividade no âmbito do Ministério Público. “Nesse momento de dificuldade, temos que encontrar alternativas para fazer mais com menos. Estamos investindo muito em capacitação e esse termo vai nos ajudar muito nesse sentido, além de aproximar cada vez mais a administração superior de seus órgãos de execução, dotando-os de melhores condições para a prestação dos serviços”, destacou.
Acompanharam a assinatura do termo, o diretor das Promotorias de Justiça de Timon, Giovanni Papini Cavalcanti; e os promotores de justiça Fernando Evelin de Miranda Meneses, Carlos Alan da Costa Siqueira, Fábio Menezes de Miranda, Francisco de Assis da Silva Júnior, Leonardo Soares Bezerra, Cristiana Carvalho de Melo Monteiro e Valéria Chaib Amorim Carvalho.
APERFEIÇOAMENTO
No turno da tarde o procurador-geral de justiça do MPMA, Luiz Gonzaga Coelho, e os promotores de justiça da região dos Cocais se reuniram com o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Piauí, Marco Aurélio Adão. No encontro, foi acertada a assinatura de um termo de cooperação técnica para que membros do Ministério Público do Maranhão possam usufruir da estrutura técnica e dos cursos, seminários e treinamentos oferecidos pelo Ministério Público Federal.
Também participaram da reunião os procuradores regionais da República Kelston Pinheiro Lages e Tranvanvan Feitosa, além do procurador eleitoral Israel Gonçalves.
O MPF já disponibilizou quatro vagas para membros do MPMA participarem, nos dias 1º e 2 de setembro, de um curso sobre o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba).
SERVIDORES
Durante a viagem a Timon, Luiz Gonzaga Coelho também se reuniu com os servidores da Comarca de Timon, quando tratou de assuntos de interesse da categoria, como reposição de perdas salariais, entre outros temas.
Redação: CCOM-MPMA
Fotos: Ascom- MPPI