Para comemorar os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que acontece neste dia 13 de julho, o Ministério Público do Estado do Maranhão e a Agência de Notícia da Infância Matraca apresentam, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a exposição fotográfica “Filhos da terra – Crianças e adolescentes do semi-árido maranhense”. O objetivo da mostra é expor fotografias que retratem a realidade sócio-cultural de crianças e adolescentes do semi-árido maranhense.
A exposição faz parte do projeto “Um olhar sobre as crianças e adolescentes do semi-árido maranhense”, que tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, por meio do Programa BNB de Cultura e apoio da Superintendência de Cultura Popular, traz imagens de 13 municípios do semi-árido maranhense e pretende estimular a reflexão a respeito do índice de desenvolvimento humano que caracterizam essa região, abrangendo traços culturais (patrimônio material e imaterial), econômicos, ambientais etc.
As fotos foram realizadas entre os meses de outubro do ano passado e janeiro deste ano, pelos jornalistas e fotógrafos Luciano Nascimento e Cristina Ribeiro, que percorreram municípios representativos da variedade cultural dessa região, unificados por partilharem a mesma situação sócio-econômica.
“A idéia foi fazer um registro dessa infância pertencente a uma rica herança cultural expressa em artesanatos e brinquedos feitos de madeira e talo de buriti, como o pião; e em manifestações culturais. Em boa parte delas, a participação de crianças além de ser incentivada pelas comunidades, também é indispensável para sua concretização, a exemplo do Reisado Careta e Visita de Cova, ambos em Caxias”, explica Luciano Nascimento.
Para a jornalista Cristina Ribeiro é neste espaço propulsor de manifestações culturais, permeado por situações de pobreza, que está inserida a realidade de 45 municípios maranhenses pertencentes ao semi-árido brasileiro, revelando uma realidade social (expressa por seus baixos índices de desenvolvimento humano) que precisa ser superada.
“O interesse pelo semi-árido maranhense, e especificamente pelos municípios selecionados, justifica-se pela adesão do Maranhão ao Pacto “Um mundo para a criança e o adolescente do semi-árido”, um programa em que governos e sociedade civil se propõem a colocar a infância e a adolescência como prioridade. O objetivo é garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem nesses municípios”, declara Cristina.
Dessa forma, a exposição fotográfica “Filhos da Terra – crianças e adolescentes do semi-árido maranhense”, também busca chamar a atenção para os compromissos assumidos pelo governo através do Pacto e que podem contribuir para a superação desses índices de desigualdades e também servir como exemplo para outras iniciativas que visem melhorar a situação da infância brasileira.
Além da exposição, o projeto proporcionou a realização de uma oficina temática relacionada aos resultados do Pacto “Um mundo para a criança e o adolescente do semi-árido” priorizando a discussão em duas vertentes: uma referente ao lugar social que a cultura ocupa na construção de identidades e outra com as possibilidades de sua utilização na promoção do desenvolvimento humano nas comunidades pertencentes aos municípios visitados.
Para a Agência de Notícias da Infância Matraca, a comunicação é uma aliada importante na luta pela transformação da realidade infanto-juvenil. Revelar esses quadros por meio de uma exposição fotográfica contribui para a difusão de informações acerca dos direitos de crianças e adolescentes. Assim como também é uma forma de mostrar à sociedade o modo como, concomitante aos resultados do Pacto, os municípios vêm tratando essas questões públicas sem deixar de lado que toda e qualquer transformação só é válida quando o modus vivendi da população é respeitado, o que inclui costumes e práticas culturais, tão singulares nessa região.
A exposição fotográfica “Filhos da terra – Crianças e adolescentes do semi-árido maranhense”, ficará até o final do mês, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Rua Osvaldo Cruz, 1396 – Centro, em frente à Faculdade São Luís, no horário das 8:00h às 14:00h.
Resumo:
O quê: Exposição fotográfica “Filhos da terra – Crianças e adolescentes do semi-árido maranhense”.
Quando: de 08 a 31 de julho, das 8:00h às 14:00h.
Onde: Espaço de Artes Márcia Sandes, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Rua Osvaldo Cruz, 1396 – Centro, em frente à Faculdade São Luís