A Procuradora Geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, assinou com o Ministério Público do Mato Grosso, um termo de cooperação para transferência de conhecimentos e tecnologia do SIMP – Sistema Integrado do Ministério Público, o objetivo é implanta-lo no Maranhão.
O sistema vai dar agilidade na gestão dos processos judiciais de 1ª e 2ª instâncias e nos atendimentos realizados no âmbito do MP.
No primeiro dia de trabalho, a comitiva foi recebida pelo Procurador-geral de Justiça do Estado do Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, e outros membros e servidores do MPMT.
Durante todo o dia, foi realizada uma demonstração das principais funcionalidades do sistema, a elaboração e assinatura do Termo de Cooperação Técnica (nº004/2012) entre os dois Ministérios Públicos e o início da transferência de conhecimentos para a equipe de Tecnologia da Informação do MPMA.
A equipe foi capacitada com o conhecimento técnico necessário para a implantação do SIMP no Parquet maranhense.
O uso do sistema, vai melhorar e informatizar o controle dos processos judiciais tramitados no âmbito do Ministério Público do Maranhão, bem como de todas as atividades desenvolvidas por membros e servidores em todas as Promotorias e Procuradorias de Justiça. Ao mesmo tempo, a implantação do SIMP atende a Resolução nº 63/2 010, do Conselho Nacional do Ministério Público, que dispõe sobre a criação das Tabelas Unificadas do Ministério Público.
Para a Procuradora-geral de Justiça Fátima Travassos, “o SIMP é mais uma ação de gestão que busca informatizar as rotinas e procedimentos administrativos, visando modernizar as unidades do Ministério Público do Maranhão”, garantiu. Fátima Travassos afirmou ainda que todos os Procuradores e Promotores de Justiça terão com o novo sistema, um controle mais efetivo das suas ações.
Além disso, permitirá que o Ministério Público do Maranhão atenda a Resolução do CNMP dando um passo importante, em direção à virtualização dos processos judiciais.
Para o Promotor de Justiça Ednarg Fernandes Marques, Diretor Geral em exercício, também presente no evento, “o sistema é uma importante ferramenta de informação e compilação de dados.
“O sistema propicia aos usuários um mapa real, atualizado, que mostra a produtividade das Promotorias de Justiça e além disso, oportuniza a troca de experiências entre todos”. Ednarg falou ainda que todos os membros da Instituição terão à sua disposição, todas as peças e documentos produzidos no âmbito do MPMA.
Também participaram da comitiva a Corregedora Geral Selene Coelho Lacerda, o Secretário para Assuntos Institucionais, Promotor de Justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, a Coordenadora de Modernização e Tecnologia da Informação, Vânia Márcia de Sousa Leal, os desenvolvedores Ricardo Augusto Martins Coelho e Jaderson Pereira Oliveira, além dos integrantes do Comitê Gestor de Tabelas Unificadas, Maria dos Remédios Ribeiro dos Santos e José Walter Gonçalves Silva Junior.
Redação CCOM – MPMA
PGJ Fátima Travassos assina acordo com o MPMT para implantar as Tabelas Unificadas
Publicado em 09/04/2012 10:25 - Última atualização em 03/02/2022 17:06