
O Ministério Público do Maranhão realizou na tarde desta quarta-feira, 15, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, mais uma reunião do Grupo Reflexivo de Mulheres. O encontro foi organizado pela 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher em parceria com o Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV).
Com o tema “Mulheres e tudo sobre o amor: lugares de cuidado e reflexões sobre a nossa forma de amar”, a roda de conversa foi conduzida pela psicóloga Rebeca Carneiro. A promotora de justiça e coordenadora do NAV, Lana Cristina Barros Pessoa, também participou da atividade.

O Grupo Reflexivo de Mulheres foi criado, em 2022, para atender vítimas de violência doméstica amparadas por medidas protetivas de urgência. No ano seguinte, por iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, a participação foi ampliada para todo o público feminino.
No encontro desta quarta-feira, 15, nenhuma mulher amparada por medida protetiva esteve presente. As rodas de conversa, realizadas quinzenalmente e sempre às quartas-feiras, permitem o compartilhamento de informações sobre qualidade de vida, saúde, educação e direitos femininos.
Além de fomentar uma rede de apoio e conhecer a situação das mulheres, o MPMA utiliza esse espaço para se aproximar delas, conhecer suas demandas e auxiliá-las em eventuais necessidades, a exemplo da extensão das medidas protetivas, atendimento psicológico ou assistência aos filhos.
Redação e fotos: CCOM-MPMA